domingo, 16 de janeiro de 2011

Bem-vindo a biografia de Nelson Busarello!


N
elson Busarello nasceu em 12 de julho de 1935, na cidade de Taió, em Santa Catarina. Conhecido no meio esportivo de Blumenau e em quase todo o Estado, foi treinador de basquetebol e voleibol da Comissão Municipal de Esportes de Blumenau e do clube Vasto Verde, além de professor de Educação Física do Colégio Pedro II. Faleceu em 4 de julho de 1976, de parada cardíaca, em decorrência de um acidente automobilístico.

Nelson Busarello participou como atleta nos primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, em 1960 na cidade de Brusque. Iniciou jogando futebol e depois voleibol, mas foi no exército que aprendeu a jogar basquetebol.

Pró-ativo, idealizava competições e inscrevia suas equipes em diversos campeonatos. Enquanto muitas equipes buscavam profissionais em outros estados, Busarello insistia no amadorismo, priorizando os atletas de Blumenau e região.
No clube onde trabalhava, além de participar da organização geral, tinha uma escolinha de basquetebol. Conseguiu muitos títulos para o Vasto Verde – tendo sido campeão estadual de adultos de voleibol por nove vezes e uma vez campeão estadual juvenil. No basquetebol, foi quatro vezes campeão estadual adulto e cinco vezes campeão estadual juvenil.
Sua forte personalidade fazia com que as pessoas o admirassem ou o amassem, tendo conquistado respeito inicialmente pelas grandes vitórias obtidas no basquete para a cidade de Blumenau. Viveu intensamente, tendo visto e colaborado para mudanças significativas ocorrerem no esporte amador do município. Conseguiu realizar um grande sonho: viabilizar a construção do ginásio de esportes da Sociedade Esportiva Vasto Verde, no bairro da Velha, o qual, em 18 de setembro 1976, recebeu seu nome como forma de homenagem póstuma. Foi posteriormente reinaugurado em 28 de fevereiro de 1997. 

(informações - silviabusarello@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário